sábado, 14 de março de 2009

“Prehistoric Coastal Environments in Greece: The Vanished Landscapes of Dimini Bay and Lake Lerna.” - por Zanger, 1991.

.
A Hydra de Lerna decifrada: Malária.
.
ZANGGER, Eberhard. “Prehistoric Coastal Environments in Greece: The Vanished Landscapes of Dimini Bay and Lake Lerna.” Boston (Estados Unidos da América do Norte): Boston University, Journal of Field Archaeology (r), v. 18, n. 1, p. 1-15, Primavera de 1991.
.
Dois paleoambientes completamente desaparecidos da Grécia são um pântano costeiro na baía de Dimini, próximo a Volos, e um amplo lago próximo a Lerna, ao sul de Argos. As similaridades relacionadas às duas atuais paisagens costeiras devem-se às suas transformações durante o Holoceno. Ambas as localidades sofreram as atribulações de serem uma zona de falhas geológicas ativas, que desempenhou grandes influências em relação à topografia e conseqüências que modificaram contextos históricos.
Figura 1 - Mapa da planície costeira próxima a Volos, com localização de sítios arqueológicos. Quando Dimini se estabeleceu, no Neolítico tardio, o mar se localizava cerca de 3 km além dos seus limites atuais, continente adentro. Cerca de 3000 aC, na Idade do Bronze Inicial, a linha de praia já havia mudado demasiadamente, retrocedendo, entretanto, Petromagoula estava situada no litoral. Em 300 aC, as duas extremidades da longa muralha de Demetrias encerravam em praias. Os pontos em preto indicam perfurações, e a linha indica o a secção em corte da Figura 2

Figura 2 – Camadas geológicas reveladas pelas perfurações. Sobre a camada de rocha do embasamento, depósitos marinhos e lacustres, sobrepostos por depósitos depósitos continentais que indicam regressão marinha.

Com o retrocesso da linha da praia, próximo a Argos localizou-se o denominado Lago de Lerna. este se formou após as águas de uma antiga lagoa ter se separado do mar aberto por um cordão de areia. Chegou esse lago a atingir um diâmetro médio de cerca de 4.7 km na Idade do Bronze Inicial. Soterrado cada vez mais pela rápida deposição de sedimentos, seus remanescentes persistiram, entretanto, até o século XIX.
Estudos antropológicos mostram que as condições desse lago fizeram com que os habitantes das proximidades do pântano que começou a dominar o ambiente fossem atingidos severamente por malária no passado.
A malária seria, desta maneira, correlacionácel com a luta legendária entre Herakles e a Hydra de Lerna, em seu segundo trabalho.
A Hydra de Lerna - O segundo trabalho de Hércules - Pintura melanográfica helênica - século VI aC
As mudanças de situação em relação à fonte de recursos marinhos em associação a instalação condições desfavoráveis, em termos de saúde, devido ao favorecimento à disseminação da malária, uma doença perigosa, fizeram com que várias das localidades no em-torno fossem gradativamente perdendo atratividade e sendo abandonadas.
Reconstrução da amplitude do antigo Lago de Lerna.
.

Um comentário: