
.
ZANGGER, Eberhard. “Prehistoric Coastal Environments in Greece: The Vanished Landscapes of Dimini Bay and Lake Lerna.” Boston (Estados Unidos da América do Norte): Boston University, Journal of Field Archaeology (r), v. 18, n. 1, p. 1-15, Primavera de 1991.
.
Dois paleoambientes completamente desaparecidos da Grécia são um pântano costeiro na baía de Dimini, próximo a Volos, e um amplo lago próximo a Lerna, ao sul de Argos. As similaridades relacionadas às duas atuais paisagens costeiras devem-se às suas transformações durante o Holoceno. Ambas as localidades sofreram as atribulações de serem uma zona de falhas geológicas ativas, que desempenhou grandes influências em relação à topografia e conseqüências que modificaram contextos históricos.


Com o retrocesso da linha da praia, próximo a Argos localizou-se o denominado Lago de Lerna. este se formou após as águas de uma antiga lagoa ter se separado do mar aberto por um cordão de areia. Chegou esse lago a atingir um diâmetro médio de cerca de 4.7 km na Idade do Bronze Inicial. Soterrado cada vez mais pela rápida deposição de sedimentos, seus remanescentes persistiram, entretanto, até o século XIX.
Estudos antropológicos mostram que as condições desse lago fizeram com que os habitantes das proximidades do pântano que começou a dominar o ambiente fossem atingidos severamente por malária no passado.
A malária seria, desta maneira, correlacionácel com a luta legendária entre Herakles e a Hydra de Lerna, em seu segundo trabalho.

As mudanças de situação em relação à fonte de recursos marinhos em associação a instalação condições desfavoráveis, em termos de saúde, devido ao favorecimento à disseminação da malária, uma doença perigosa, fizeram com que várias das localidades no em-torno fossem gradativamente perdendo atratividade e sendo abandonadas.

.
Muito bom blog!! e postagem, como todas daqui!
ResponderExcluirparabéns!