terça-feira, 3 de março de 2009

"O Passo das Termópilas - Grécia"

.

.
John C. Kraft, Professor de Geologia e Geologia Marinha, George Rapp Jr., Professor de Geologia e Arqueologia, G. J. Szemler, Professor de História Grega Antiga, Christos Tziavos, geólogo e micropaleontólogo, e Edward W. Kase, Professor de História Antiga, realizaram e publicaram o trabalho:
"KRAFT, John C.; RAPP Jr,George; SZEMLER, George J.; TZIAVOS, Christos; KASE, Edward W.. “The Pass at Thermopylae, Greece.” Boston (Estados Unidos da América do Norte): Boston University, Journal of Field Archaeology (r), v. 14, n. 2, p. 181-198, verão de 1987."
.
Neste, realizaram uma abordagem Geoarqueológica sobre o contexto do Passo das Termópilas, buscando o entendimento do que foi o momento da batalha travada em 480 aC entre os exércitos helênico e persa.
As Termópilas, do grego antigo Θερμοπύλαι, do demótico Θερμοπύλες, eram os "Portões Quentes" da Grécia. Uma estreita faixa de areia entre a água e as grandes elevações interiores da Grécia, que deveria ser ultrapassada por qualquer exército invasor que viesse do oriente.
Este trabalho aponta que os conflitos entre historiadores da Batalha tendem a se centrar em torno de supostas inconsistências entre antigas fontes e a topografia moderna da região. Essa área é um local submetido às mais intensa atividades tectônicas, flutuações do nível do mar e taxas de sedimentação elevadas.
As tentativas de se reconstituir os antigos eventos com base na topografia atual, sem um aprofundamento no que seria o estado do momento da batalha, resultavam ainda em muitas imprecisões e erros.
Este estudo envolveu a análise de sete furos de sondagem no Golfo de Malia, que revelaram a progressão da modificação do nível do mar, na área, com informações que foram agregadas a mapas antigos e análises geológicas mais amplas.
Os resultados mostram claramente que uma incursão marinha holocênica modificou consideravelmente a fisiografia nas Termópilas. Este trabalho reconstituiu a linha de praia para cerca de 4500 aC, 480 aC, 1800, 1830, 1878, 1950 e 1972, e examinou as variações na geomorfologia local.


Localização da linha de costa em vários momentos e situação do Passo das Termópilas, em 480 aC. (Kraft, Rapp Jr, Szemler, Tziavos, Kase, 1987)

As evidências geológicas e geomorfológicas sugerem que o passo das este fechado por longos instantes da história mais antiga, provavelmente tendo menos importância em tais momentos como rota para a Grécia meridional.


Fileiras de espartanos entre dois grandes paredões, no filme "300". Visão errada da situação real.


Exército persa avança por estreita faixa de praia. Visão próxima da real. Filme "300"

Quando da Batalha de 480 aC, ele se constituía em uma faixa de 20 a 30 metros de largura, na qual se acumularam entre 5.200 e 6.100 helenos, fazendo frente ao exército persa de cerca de 80.000 orientais. Desta maneira, a imagem que abre esta postagem está errada, ao mostrar um campo bem mais amplo que o historicamente real.


Localização da linha de costa em 480 aC e roteiro do início do flanqueamento persa. (Kraft, Rapp Jr, Szemler, Tziavos, Kase, 1987)

Atualmente, plano em que aconteceu a batalha está a cerca de 20 metros de profundidade, sepultado por sedimentos, principalmente carbonáticos.


Visual atual da antiga localização do Passo das Termópilas. O plano da batalha está a cerca de 20 metros de profundidade. Compare esta imagem com a anterior do exército pesa avançando. Perceba que as elevações ao fundo foram aproveitadas na digitalização do filme "300".

O recuo da linha do mar e a sedimentação provocaram o rápido alargamento da antiga faixa de terra a tal ponto que, quando da nova Batalha das Termópilas, em 191 aC, entre o exército de Antíocos III, dito Antíocos o Grande (Ἀντίoχoς Μέγας), e uma legião romana comandada por Manius Acilius Glabrio, aquele soberano preferiu assentar sua defesa não mais no mesmo ponto.


Reconstituição artística. Próxima ao real histórico do evento.
.


Reprodução recente (1955) da pedra que repousou, com o epitáfio redigido por Simonides, sobre o monte dos corpos dos helenos mortos no Passo das Termópilas:
Ω ΞΕΙΝ', ΑΓΓΕΛΛΕΙΝ ΛΑΚΕΔΑΙΜΟΝΙΟΙΣ ΟΤΙ ΤΗΔΕ
ΚΕΙΜΕΘΑ ΤΟΙΣ ΚΕΙΝΩΝ ΡΗΜΑΣΙ ΠΕΙΘΟΜΕΝΟΙ
Vá, Estrangeiro, aos Lacedemônios dizer
que aqui, obedecendo a sua palavra, nós caímos
.”
.

Um comentário: